Nota de Abertura

Este blog tem como propósito a divulgação das minhas idéias culinárias, tentando fazer ”crescer água na boca” a todos os que o visitam bem como anunciar a minha disponibilidade para executar estas e outras sugestões na sua própria casa ou por encomenda, se assim o desejar.

Tiro as minhas idéias de várias fontes, tais como: blogs, sites, livros, revistas, receitas antigas de família, etc.; mas também, de pratos que vou degustando em casa de amigos, restaurantes, etc.

Tenho o defeito, ou a virtude quiçá, de normalmente cozinhar “a olho”, pelo que me é difícil apresentar receitas da forma tradicional, mas, acreditem, o resultado é quase sempre muito bom.

O maior desafio que um cozinheiro tem no seu dia-a-dia é abrir o frigorifico ou a despensa, e com o que lá está elaborar uma refeição deliciosa. Não é fácil, mas é um desafio que assumo quase diáriamente em casa.

Espero que gostem e fico à espera de comentário e sugestões.

Bem hajam.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

Tapas

Continuando nas tapas, ou se quiserem em entradas, aqui apresento uma Bôla de Carne, neste caso feita com bacon e presunto fatiados e que, para meu gosto fica muito bem como entrada de uma refeição, quentinha e acabada de fazer, mas também a acompanhar um bom vinho, num fim de tarde solarengo de Primavera.
Pode ser feita também para aproveitar restos de carnes de outras refeições, isto porque a crise está aí e não nos podemos dar ao luxo de desperdiçar comida.
A base é uma massa com farinha, água, fermento de padeiro, azeite, ovos e banha que depois de tudo misturado deve-se deixar a levedar pelo menos 1 hora e meia para ficar fofa e macia.
Devo dizer que fiz uma para a festa dos 11 anos da minha filha e não sobrou nada.

4 comentários:

  1. Uma verdadeira delicia.
    Provei, Adorei e Quero repetir.
    Vou dar um jantar em minha e gostaria de ter um orçamento para 6 pessoas e propostas de menú.

    Aguardo contacto.
    Obrigada,
    Sandra Campos

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra
    Amanhã mando um email com algumas propostas de menú para escolher o que mais agradar.
    Obrigado
    José Paulo Cancela

    ResponderEliminar
  3. Que delicia de bola de carne,parabens pelo seu gostoso blog,bjs Alexis..

    ResponderEliminar