Nota de Abertura

Este blog tem como propósito a divulgação das minhas idéias culinárias, tentando fazer ”crescer água na boca” a todos os que o visitam bem como anunciar a minha disponibilidade para executar estas e outras sugestões na sua própria casa ou por encomenda, se assim o desejar.

Tiro as minhas idéias de várias fontes, tais como: blogs, sites, livros, revistas, receitas antigas de família, etc.; mas também, de pratos que vou degustando em casa de amigos, restaurantes, etc.

Tenho o defeito, ou a virtude quiçá, de normalmente cozinhar “a olho”, pelo que me é difícil apresentar receitas da forma tradicional, mas, acreditem, o resultado é quase sempre muito bom.

O maior desafio que um cozinheiro tem no seu dia-a-dia é abrir o frigorifico ou a despensa, e com o que lá está elaborar uma refeição deliciosa. Não é fácil, mas é um desafio que assumo quase diáriamente em casa.

Espero que gostem e fico à espera de comentário e sugestões.

Bem hajam.

domingo, 1 de março de 2009

Lacón con Grelos

Há muitos anos, era eu um adolescente, fui com os meus pais e as minhas irmãs ao Casino do Estoril a um jantar temático cujo tema era a cozinha galega. Penso que foi à cerca de 30 anos, não me lembro bem. Mas lembro-me perfeitamente de um prato: o Lacón con Grelos. Nunca mais esqueci este prato.

Há 2 anos, encontrei este prato novamente, na Casa da Galiza em Lisboa, e continuei a achar esta receita fantástica.

Há tempos, comprei um pernil fumado e recriei esta fantástica iguaria. Só não encontrei o chouriço galego, por isso usei um alentejano de boa qualidade.

Para mim, este prato não fica nada a dever ao nosso cozido à portuguêsa. É fantástico. O rosado do pernil com o aroma do fumado, depois de demolhado para perder o sal, acompanhado de batatas e grelos de nabo e chouriço cozidos no mesmo caldo do cozimento do pernil, fazem uma refeição inolvidável.

Sem comentários:

Enviar um comentário