Nota de Abertura

Este blog tem como propósito a divulgação das minhas idéias culinárias, tentando fazer ”crescer água na boca” a todos os que o visitam bem como anunciar a minha disponibilidade para executar estas e outras sugestões na sua própria casa ou por encomenda, se assim o desejar.

Tiro as minhas idéias de várias fontes, tais como: blogs, sites, livros, revistas, receitas antigas de família, etc.; mas também, de pratos que vou degustando em casa de amigos, restaurantes, etc.

Tenho o defeito, ou a virtude quiçá, de normalmente cozinhar “a olho”, pelo que me é difícil apresentar receitas da forma tradicional, mas, acreditem, o resultado é quase sempre muito bom.

O maior desafio que um cozinheiro tem no seu dia-a-dia é abrir o frigorifico ou a despensa, e com o que lá está elaborar uma refeição deliciosa. Não é fácil, mas é um desafio que assumo quase diáriamente em casa.

Espero que gostem e fico à espera de comentário e sugestões.

Bem hajam.

domingo, 19 de abril de 2009

Arroz de Pato



Esta é uma receita muito popular na casa dos portuguêses e até em qualquer restaurante, tasca ou afins.

Mas eu costumo fazer um pouco diferente do que é costume mas o resultado é excelente e não fica nada a dever ao Arroz de Pato tradicional.

Eu não desfio o pato. Depois de uma corada e de uma breve cozedura, vai a assar no forno até ficar com o aspecto tostado. Depois faz-se o arroz em que se refogam os míudos num fio de azeite e depois coze-se o arroz no molho da assadura.

Por fim, ponho o arroz numa travessa de ir ao forno, coloco o pato cortado ao meio por cima e vai ao forno para uma última tostadela, para dourar e ficar com o aspecto da figura. Depois é só trinchá-lo e saboreá-lo.

Este foi o prato principal do nosso almoço no domingo de Páscoa em casa dos meus sogros no Algarve e garanto-vos não sobrou nada.

Sem comentários:

Enviar um comentário