Nota de Abertura

Este blog tem como propósito a divulgação das minhas idéias culinárias, tentando fazer ”crescer água na boca” a todos os que o visitam bem como anunciar a minha disponibilidade para executar estas e outras sugestões na sua própria casa ou por encomenda, se assim o desejar.

Tiro as minhas idéias de várias fontes, tais como: blogs, sites, livros, revistas, receitas antigas de família, etc.; mas também, de pratos que vou degustando em casa de amigos, restaurantes, etc.

Tenho o defeito, ou a virtude quiçá, de normalmente cozinhar “a olho”, pelo que me é difícil apresentar receitas da forma tradicional, mas, acreditem, o resultado é quase sempre muito bom.

O maior desafio que um cozinheiro tem no seu dia-a-dia é abrir o frigorifico ou a despensa, e com o que lá está elaborar uma refeição deliciosa. Não é fácil, mas é um desafio que assumo quase diáriamente em casa.

Espero que gostem e fico à espera de comentário e sugestões.

Bem hajam.

sábado, 14 de março de 2009

S. Valentim



No passado dia 14 de Fevereiro, fui desafiado a fazer um prato em casa de uma amiga para seis comensais celebrarem o "dia dos namorados".
Escolhi um prato que dá um pouco de trabalho, visto que tem de ser feito na hora, com as pessoas sentadas à mesa à espera da iguaria. Entretanto foram degustando os "amuse de bouche" até à conclusão desta receita cujo resultado é divinal ao qual o Cupido não resistiu e interrompeu as flechadas para o saborear.
Foi um risotto de espargos verdes e cogumelos portobello cuja combinação e sabor faz disparar as hormonas do amor adequadas à efeméride.
Usei arroz da variedade "carnaroli", uma óptima opção para risotto, utilizei um molho de espargos verdes e cogumelos portobello que se destacam pela sua textura, uma polpa grossa, paladar peculiar e aroma fantástico.
O resultado foi excelente e a acompanhar um vinho alentejano, com uma boa relação qualidade/preço mas cujo rótulo tem tudo a ver com o dia de S. Valentim.

2 comentários:

  1. Bom dia,
    obrigado pela visita ao nosso blog.
    No papel das instruções do kit dos cogumelos, vem o seguinte site: www.mycosnature.com. A pessoa que nos ofereceu diz que comprou na net, penso que deverá ter sido no próprio site directamente. Qualquer dúvida mais, diga-nos, poderei perguntar à amiga que comprou.
    Bom fim-de-semana

    ResponderEliminar
  2. Tambem já fui presenteada um dia pelo meu marido com um jantar destes e é de chorar por mais podem crer! Aliás normalmente eu e os miudos somos as cobaias dos seus cozinhados mas não nos importamos, Marido/Pai somos os teus maiores fãns. beijinhos, Natália,Mada e Sebas

    ResponderEliminar